GILSONNETO.COM

Notícias Sergipe

Belivaldo entrega nova sede da Delegacia Regional de Propriá

O intuito é garantir melhores condições de trabalho e atendimento mais qualificado à população da região ribeirinha

Belivaldo entrega nova sede da Delegacia Regional de Propriá
Mario Sousa/Supec
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador Belivaldo Chagas entregou, nesta sexta-feira (13), a nova sede da Delegacia Regional de Propriá, no Baixo São Francisco. No novo prédio da unidade policial, os agentes, escrivães e delegados passam a contar com espaços adequados para o desempenho das atividades policiais e atendimento à população. O investimento na nova unidade foi de R$ 861.930,00.

“Nós reconhecemos a importância da Segurança Pública para a população. Então, é justo que os profissionais tenham também um prédio onde fiquem alojados com dignidade. Portanto, investimentos  aproximadamente R$900 mil  para deixar esse prédio em plenas condições, resultado de um compromisso que nós havíamos assumido no passado. Além disso, graças a Deus, além da quantidade de policiais que convocamos, além dos concursos que estamos fazendo, a gente está cada dia mais tentando resolver as questões relacionadas à Segurança Pública para que a população se sinta mais com aquela sensação de segurança”, destacou o governador Belivaldo Chagas, ressaltando a necessidade de fortalecer a segurança na região que faz dívida com o estado de Alagoas. “Aqui é uma cidade com localização estratégica de entrada e saída. Daí a nossa preocupação de oferecer melhores condições de trabalho, aumentar a quantidade de policiais e de uma equipe competente”, frisou. 

Além da nova delegacia, o governo do Estado vem investindo cada vez mais na reestruturação dos prédios da Segurança Publica de Sergipe. Recentemente, o governo do Estado entregou uma base da Força Tática litorânea no Abais, em Estancia. O governo também entregou a nova sede do 2º Grupamento do Corpo dos Bombeiros, na Orla de Atalaia, em Aracaju. Em junho de 2021, foi inaugurada a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), especializada nas investigações de crimes contra os animais. Já a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) também está recebendo investimentos, como a realização do concurso e o novo prédio do Instituto Médico Legal (IML), que ficará localizado em Nossa Senhora do Socorro.

Mais unidades da Segurança Pública de Sergipe também estão em planejamento, como a reforma da delegacia de Tobias Barreto, a licitação para as obras na Delegacia Regional de Estância e o licenciamento das delegacias de Arauá e Itabaianinha; além da implementação do Centro Integrado de Operações Rurais, no parque de exposições. A delegacia de Umbaúba também será reformada e ampliada. Com os novos prédios, além da disponibilização de melhores condições de atuação dos servidores da segurança pública, há o objetivo de diminuir o tempo resposta às ocorrências e também possibilitar o melhor atendimento e acolhimento da população.

Delegacia

A nova Delegacia Regional de Propriá oferece condições adequadas para o trabalho tanto do ponto de vista estrutural, quanto da disponibilidade de salas e equipamentos para atuação das equipes da Polícia Civil, em Propriá. O prédio tem luminosidade adequada e as equipes têm salas suficientes para a atuação. 

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro Barbosa, foi um investimento exclusivo do governo do Estado, que envolveu parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. “Aqui estamos implantando um conceito novo de segurança, que é próximo de um hospital, já que ele recebe muitas vítimas de violência doméstica. Assim fica mais fácil a interação da polícia com o atendimento médico, que é quem recebe primeiro a demanda. Portanto, houve essa sensibilidade em viabilizar um melhor atendimento e melhores condições de trabalho ao policial civil, no atendimento ao público”, disse o delegado, destacando também a aquisição de novos equipamentos para o trabalho policial. “O governador já autorizou a compra para forças de segurança, de embarcações para poder melhorar a segurança da população ribeirinha”.  

A unidade policial também conta com espaço para a Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), com ampla estrutura para o atendimento das vítimas e realização dos procedimentos policiais referentes aos casos que envolvem violência contra mulheres, crianças e demais grupos vulneráveis da sociedade. O novo prédio da Delegacia Regional de Propriá conta, ainda, com espaço para o estacionamento adequado das viaturas da unidade policial.

“Agora vai ficar mais fácil atender toda a população. Na delegacia anterior, a gente não tinha espaço para atender toda a demanda de Propriá, que é muito grande. E agora, nós temos espaço mais qualificado”, ressaltou a delegada do DAVG, Natasha Gusmão, responsável pelo atendimento de crimes praticados contra mulheres, crianças, idosos e população LGBTQI+.  “É um atendimento diário, principalmente, às mulheres que sofrem violência doméstica e que a gente tenta fazer da melhor forma possível”, informou. 

Já para o delegado-regional Fábio Alan Pimentel, o novo espaço oferece condições para abrigar o novo efetivo convocado. “A unidade de polícia contará com cerca de 15  profissionais,  com funcionamento das 8h da manhã até 0h. Nos finais de semana, o plantão policial inicia às 6h da sexta até às 8h na segunda-feira. Com a reforma deste prédio, cedido pela Secretaria de Saúde, nós elevamos o serviço policial a outro patamar em relação ao conforto, tanto para a população, quanto para o policial prestador de serviço. Temos um prédio moderno, bastante arejado, com cartórios para  todos os delegados, agentes e escrivães. Nós temos a nomeação dos policiais, que foram recentemente convocados, são policiais extremamente motivados para o trabalho policial. Todos são muito determinados, bastante aplicados no serviço e disciplinados”. 

A delegacia está localizado anexo ao Hospital Regional de Propriá. De acordo com o prefeito Valberto de Lima, o intuito é aproximar os serviços às demandas da população.  “Esse prédio representa um ganho fantástico para cidade de Propriá e para toda região. É um espaço que traz dignidade, não só a quem trabalha nele, como também para quem vai chegar aqui e vai se sentir bem acolhida. Para mim é uma gratidão muito grande”, pontuou.

Efetivo

Como reforço da segurança pública, também estão os investimentos em recursos humanos. O Governo do Estado fez a convocação de mais de 330 novos soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar também recebeu incremento de efetivo com a convocação de mais de 1,3 mil novos soldados e oficiais. A Polícia Civil também receberá mais servidores com o concurso já realizado para provimento de vagas de agentes e escrivães. A Perícia também contará com reforço com o concurso público já autorizado e que será realizado em breve com vagas para peritos e também para médicos legistas. 

FONTE/CRÉDITOS: Governo de Sergipe
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )