GILSONNETO.COM

Notícias Sergipe

Governo de Sergipe anuncia programação oficial do Encontro Nordestino de Cultura

A programação oficial foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 23, pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap)

Governo de Sergipe anuncia programação oficial do Encontro Nordestino de Cultura
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Encontro Nordestino de Cultura 2022 (ENC-2022) acontecerá entre os dias 24 de maio a 29 de junho. A programação oficial foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 23, pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em cerimônia que contou com a presença da imprensa, autoridades, artistas, familiares de homenageados e o público em geral.

Da programação do ENC 2022 constam o III Fórum Nacional de Música Nordestina, que acontece já nestes dias 24 e 25 de maio, no Teatro Atheneu, a partir das 18h30; o Arraiá do Gonzagão, no Complexo Cultural Gonzagão, com concursos de quadrilhas juninas, nos dias 10, 11 e 12 de junho; o Arraiá do Arranca Unha, outro tradicional concurso de quadrilhas juninas, que acontecerá no Centro de Criatividade, nos dias 17, 18 e 19 de junho e o mais que aguardado Arraiá do Povo, com uma vasta programação que vai dos dias 22 a 29 de junho.  

No total, serão mais de 100 atrações entre artistas, bandas, grupos de cultura popular e quadrilhas juninas, com 90 atrações locais e 9 nacionais, sendo 40 apresentações no Palco Principal, que leva o nome da cantora Paulinha Abelha, fenômeno da Banda Calcinha Preta, falecida este ano. Já no Arraiá da Clemilda, a “rainha do forró”, que mais uma vez empresta seu nome a um dos espaços do ENC, serão 72 atrações. A apresentação da programação foi conduzida pela presidente da Funcap, professora Conceição Vieira e aconteceu no Complexo Cultural Gonzagão, considerada a “Casa de Forró” em Sergipe.

“É um momento muito especial. Se o São João já alegra o coração dos sergipanos, porque aqui é ‘o país do forró’, imagina agora depois de dois anos sem atividades presenciais. Claro que nós fizemos as festividades em 2020 e 2021, principalmente com recursos da Lei Aldir Blanc (LAB) e apoio total do nosso sistema Aperipê, mas foi diferente. Retornamos agora com muito gás, seguindo orientações do nosso Governador Belivaldo Chagas para que a festa seja muito alegre e feliz para todos e todas as sergipanas”, afirmou a presidente da Funcap.  

Além da cantora Paulinha Abelha, O ENC-2022 homenageia outros três grandes nomes da arte e da cultura sergipana e nordestina, personalidade que, através de suas formas de expressão, ajudam a perpetuar a arte produzida pela gente do nordeste. Os traços, cores e formas do trabalho do artista plástico José Fernandes, também falecido este ano inspirou todo o trabalho de identidade visual e material de divulgação do evento; já no Fórum Nacional de Música Nordestina, os homenageados serão os forrozeiros Antônio Carlos Du Aracaju e Adelmário Coelho.

O evento de lançamento do Encontro Nordestino de Cultura contou com a presença da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, representando o governador Belivaldo Chagas; Ézio Déda, diretor superintendente do Instituto Banese, parceiro do ENC junto com o Banese Card; do deputado Zezinho Sobral; do presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), representando o prefeito Edvaldo Nogueira; de Cíntia Fernandes, companheira do artista José Fernandes dentre outras personalidades.

Antes de depois do lançamento oficial da programação do ENC-2022, houveram apresentações da Quadrilha Junina São Bento e de Chiquinho do Além Mar e Forró de Mala e Cuia.  O evento teve transmissão ao vivo pelo YouTube e no Instagram da Funcap.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO NORDESTINO DE CULTURA 2022:

III Fórum Nacional de Música Nordestina
Local: Teatro Atheneu
Datas: 24 e 25 de maio

Arraiá do Gonzagão (Concurso de Quadrilhas Juninas)
Local: Complexo Cultural Gonzagão
Datas: 10, 11 e 12 de junho

Arraiá do Arranca Unha (Concurso de Quadrilhas Juninas)
Local: Centro de Criatividade
Datas: 17, 18 a 19 de junho

Arraiá do Povo (Artistas Nacionais e Locais, Apresentações Artísticas e Quadrilhas Juninas)
Local: Orla de Atalaia
Datas: 22 a 29 de junho

Veja a programação completa do Arraiá do Povo aqui.

FONTE/CRÉDITOS: Governo de Sergipe
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )